A importância do planejamento previdenciário

12/03/2020. Enviado por em Aposentadoria

A aposentadoria é um benefício que deve ser planejado.
O presente artigo objetiva mostrar a importância do planejamento previdenciário ao longo da vida labora, no sentido de se conquistar a aposentadoria sem surpresas ou dissabores de última hora.

Aposentadoria é o sonho de todo trabalhador ao cumprir seu ciclo laboral. Ocorre que nem todo trabalhador tem a preocupação de fazer um planejamento para enfrentar esse momento tão esperado ao fim de sua caminhada como trabalhador.

Ter uma renda que lhe garanta uma vida digna com maior segurança e tranquilidade é o que todo trabalhador deseja.

Porém, para tanto, é necessário que se tenha um planejamento previdenciário ao longo da vida.

Então, será que você está pensando nisso? Ou melhor, agindo nesse sentido? Porque o "pensar" sem o "agir" não produz resultado.

Infelizmente, muitas pessoas não planejam suas aposentadorias ao longo das suas vidas. Somente o fazendo pouco tempo antes de se aposentarem, o que é temeroso. A ausência de planejamento é a causa de todos problemas.

Aposentadoria é um seguro social, portanto, para ter direito, é imprescindível que sejam recolhidas as contribuições regulamente ao INSS, com exceção daqueles segurados que a legislação dispensa tratamento diferenciado, caso do Segurado Especial (trabalhadores rurais que produzem em economia familiar sem utilização de mão de obra; o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural, e os familiares que participam da produção em regime familiar), esses trabalhadores precisam apenas comprovar a qualidade de segurados.

Planejamento previdenciário nunca foi tão importante como no momento atual, sem um bom planejamento dificilmente o trabalhador terá facilidades na hora de requerer sua aposentadoria.

Portanto, é importante ficar atento às contribuições vertidas para a Previdência Social, fim evitar que haja contribuições com valores abaixo do exigido pela legislação; evitar períodos sem recolhimentos ou quaisquer outras irregularidades que posam trazer transtornos futuros.

Ressalta-se ainda a importância de o segurado acompanhar e consistir as informações constantes no CNIS (Cadastro Nacional Informações Sociais). Esse cadastro é o documento de maior relevância na análise da concessão do benefício.

Por último, é importante que o Segurado conheça as novas regras de aposentadoria e saiba qual melhor adeque a sua situação em específico.

Conhecer os direitos fica mais fácil requerê-los no momento oportuno.

Tudo isso pode ser possível quando se tem um bom planejamento previdenciário.

Planeje e tudo ficará mais fácil.

Assuntos: Aposentadoria, Direito previdenciário


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+