19/08/2012. Enviado por Dra. Suzana Bertellini Perez
Cuidado! A Aposentadoria Milagrosa é um golpe, não um direito.
Primeiramente, jamais confie em milagres; Advogado é operador do Direito, não operador de milagres.
A frase que titula essa matéria deve soar como alarme a cada proposta milagrosa de aposentadoria que surgir a sua frente, seja por e-mail, anúncios ou propostas. Desconfiar é a palavra-chave para não ser atraído a uma armadilha, ensina o italiano Lorenzo Parodi, autor do site Monitor das Fraudes e de livro sobre o tema.
Ultimamente, há advogados e até mesmo pessoas que não o são, com escritórios especializados em aposentadorias impossíveis, enganando idosos e um número inestimável de pessoas com promessas de aposentadorias que sequer existem.
Assim, se o seu vizinho, seu amigo ou colega conseguiu se aposentar, mesmo sabendo não ter o direito de fazê-lo, estão praticando, junto com quem os aposentou um crime contra a Administração Pública, com pena de reclusão de 01 a 04 anos.
Depois, a maioria desses casos sequer alcançam a "milagrosa aposentadoria", pois esses fraudadores utilizam "iscas" para atrair grande quantidade de interessados e depois, simplesmente desaparecem com o seu dinheiro. Mesmo animado com os "lucros" obtidos por conhecidos, é preciso ficar atento para não cair nesse tipo de cilada.
Quando se trata de nosso dinheiro não se pode ter vergonha, preguiça ou qualquer outra desculpa para deixar de buscar informações. É nossa responsabilidade zelar por ele. Por isso, fique atento, desconfie, denuncie, jamais se deixe levar por ofertas milagrosas, principalmente quando essas ofertas exigem pagamento antecipado.
Dra Suzana Perez
OAB/SP 317.587