Contrato de Promessa de Compra e Venda de Unidade Imobiliária - Comissão de corretagem

30/01/2013. Enviado por

Considerações sobre a responsabilidade pelo pagamento da comissão de corretagem em um Contrato de Promessa de Compra e Venda de unidade imobiliária

Uma das grandes discussões emergentes em nossos Tribunais é sobre a comissão de corretagem. Afinal, quem deverá pagá-la, o comprador ou o vendedor?

Inicialmente, devemos entender que a remuneração de corretagem é devida ao corretor caso este tenha realizado a aproximação entre os contratantes ou a eliminação das dificuldades para a concretização do negócio.

O artigo 722 do Código Civil, afirma que caso a remuneração do corretor não seja fixada em lei, nem ajustada pelas partes, será arbitrada segundo a natureza do negócio e os usos locais.

O termo “usos locais” dá margem a diversos entendimentos, de forma que, regra geral, a remuneração é devida por quem contrata o corretor, seja o comprador, seja o vendedor do imóvel.

No caso de compra e venda de imóveis na planta, normalmente, quem contrata os corretores é a incorporadora, devendo esta pagar por sua remuneração por ocasião da concretização do negócio.

Para que o comprador seja responsabilizado pelo pagamento da comissão de corretagem, é necessário que este assuma inequivocamente a referida obrigação, podendo o consentimento ser feito mesmo em contrato de adesão.

Não obstante ainda seja um tema bastante polêmico, esse é o entendimento jurisprudencial que vem sendo adotado, onde, caso não haja estipulação contratual em contrário, a vendedora será responsável pelo pagamento do corretor. (Acórdão nº 646654/DF, 4ª Turma Cível, Relator Des. Arnoldo Camanho de Assis,DJE 22/01/2013).

Caso o contrato nada preveja e o comprador seja cobrado direta ou indiretamente, caberá ação de repetição de indébito, onde poderá reaver o valor pago, em dobro.

Dessa forma, antes de assinar um contrato dessa natureza, é aconselhável que se consulte um advogado, que poderá melhor informar sobre os riscos envolvidos, evitando maiores aborrecimentos no futuro.

Assuntos: Compra de imóvel, Consumidor, Corretagem, Direito do consumidor, Direito do Trabalho, Direito imobiliário, Direitos trabalhistas, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+