20/06/2013. Enviado por Dr. Marcos Wilson Ferreira Martins
A demonstração de força popular demonstrada pelos movimentos legitimados e constitucionalmente assegurado a todo Cidadão brasileiro, iniciado pelo Movimento Passe Livre, aderido por outros também legitimados; se insurgiu contra o aumento de R$. 0,20 (zero vinte centavos), na tarifa do transporte Público.
Longe de se pensar que é somente por causa desses centavos, engana-se quem assim pensa, na verdade o gigante Brasil, acordou despertado por um Povo hoje conscientizado, informado e que cansou de ser palhaço!.
Os diversos gestos de insatisfações inicia-se primeiro para esbarrar mais um aumento de tarifa de transporte público, injustificado pela péssima qualidade e meio de transportes oferecido ao Povo, pelos Governantes, em especial a Prefeitura de São Paulo (responsável pelo transporte público Municipal, seguido pelo Governo do Estado que é gestor do Metrô, junto a outros transportes públicos (ônibus, metrô e outros), arrecadam verdadeiras montanhas de dinheiro e que muita das vezes, servem á corrupção.
O Governo do Estado e Prefeitura recebem “subsídios” do Governo Federal e vergonhosamente aumento em 0,20 centavos, aproximadamente 6% de reajuste um transporte público de má qualidade, oferece meios de transportes desumanos, chega-se mesmo ao absurdo de ser comparado á transporte de animais (basta-se pegar um Coletivo ou Metrô), em horário de “pico”, é assustador, nem gado é transportado de forma tão desrespeitosa e desumana.
Já era hora desse maravilhoso País acordar, mostrar aos políticos que não somos mais o Povo da “Copa de 70”, quando se promovia espetáculos para desviar a atenção do Povo.
Não bastassem á corrupção desenfreada e notória (veja-se o escândalo do mensalão dentre tantos outros), parece que ser desonesto politicamente é “status”, ao invés de um efeito negativo contrário, aquele envolvido torna-se uma celebridade e o escândalo lhe serve de tapete e propaganda gratuita para se eleger no próximo pleito (engana-se quem ainda pensa assim), nosso Povo é hoje representado por grande maioria de jovens conscientizados e informados, não aceitam mais espetáculos que custam “bilhões” aos cofres públicos, a exemplo dos gastos excessivos e desnecessários com a organização da “Copa 2014”, oferecendo á FIFA Estádios de luxo, enquanto o povo padece de atendimento justo e merecido no setor da saúde (hospitais sem estruturas), e se fosse só isso, na verdade tudo nesse País deixa a desejar ao seu Povo, mas gasta-se com futebol, etc. etc.
Essa força popular surpreendente e que os Políticos não acreditavam, deixou claro que o “Povo não quer mais brincar de faz de conta, me engana que eu gosto”, ou sou o Rei e faço do numerário público o que bem entender; não patrimônio e essencialidade pública, mas privado, isso acabou.
O Governador do Estado e Prefeito desta maior e querida Cidade de São Paulo, precisa acordar, sim, porque o Povo acordado está e continuará vigiando. Tinha mesmo que revogar o aumento da tarifa do transporte público, nossa Constituição Federal impõe aos Estados o dever de oferecer transporte público, educação e saúda grátis. O que é gracioso neste País. Somente a nossa tolerância adormecida e agora acordada, permitir que “demagogos – hipócritas”, venham nas próximas eleições se elegerem diante de promessa que nunca cumpriram.
O mínimo que as autoridades de São Paulo podiam fazer era revogar o aumento até porque não consultaram a população se poderiam impor de cima para baixo essa hipocrisia (diante de um transporte público de qualidade péssima, diga-se mesmo, desumano).
A FIFA não é soberana, chega desses desmandos e paga a jogadores de futebol em “quantum” tão absurdo que em alguns casos chega-se seu passe e remuneração a valores tão elevados que nem todo Pais arrecada tamanho absurdo em termos de dinheiro, aliás, fale-se “milhões de dólares”. Para que meia dúzia se beneficie em contra partida do sofrimento, necessidades e até mesmo fome do nosso Povo, para enriquecimento sem causa de uma pequena minoria. Que distribuição de renda é essa?. Que igualdade é essa?.
Á disparidade da situação sócio - econômica deste País atingido por tamanha miséria que chega a cheirar mal, ao contra senso dos “bilhões”, favorecendo uma minoria, chega a ser incompreensível e imoral.
Acordem senhores políticos, estamos em pleno século 21, o Mundo se modernizou e num particular muito bem vindo, o povo brasileiro acordou, querem um Brasil justo, com gestores honestos e que sirvam ao Povo para o Povo e não se utilize do Público para fazer fortunas privadas.
O Mundo se transforma, porque acharam que a corrupção, os desmandos, o desrespeito ao público; a demagogia e hipocrisia dos nossos Governantes continuará a mesma de sempre, temos consciência de nossos direitos e do que é um Estado do Povo para o Povo.
DR. MARCOS WILSON FERREIRA MARTINS, é advogado criminalista atuante em Tribunal do Júri, tributarista, empresário da área contábil.