02/06/2016. Enviado por Dra. Luciana O. Té Paiva em Trabalho
Algumas pessoas podem ter problemas para se aposentar, muitas vezes é por falta de informações e o desconhecimento de seus próprios direitos. Saiba que você, autônomo, pode sim estar em dia com o INSS.
Todo aquele que presta serviço para pessoa física pode ter garantida sua aposentadoria ao contribuir para a previdência social.
Quando chegamos a uma certa idade, temos o direito de receber alguns benefícios. Dentre esses, o mais famoso é a aposentadoria, mas para termos esse benefício futuramente é preciso estar em dia com o INSS, ou seja, o contribuinte deve sempre estar atento a este quesito.
Algumas pessoas podem ter problemas para se aposentar, muitas vezes é por falta de informações e o desconhecimento de seus próprios direitos. Saiba que você, autônomo, pode sim estar em dia com o INSS.
Você que trabalha como autônomo pode muito bem ficar em dia com o INSS, para em um futuro bem próximo não ter nenhum problema quanto à solicitação de sua aposentadoria. Para começar a ser um contribuinte você deve se filiar a RPGS, Regime Geral de Previdência Social, dessa forma você deverá pagar a cada mês uma quantia mínima de 20% do salário de contribuição.
O salário de contribuição é o valor que determinará a quantia que será recolhida pela Previdência Social, para os casos de receber um benefício futuramente. O salário de contribuição é recolhido de acordo com a sua renda fixa mensal, ou seja, esse valor irá ser alterado de acordo com o que você ganha e também de acordo com a tabela emitida pela Previdência Social.
Outro detalhe importante que deve ser lembrando é que independentemente de sua categoria de contribuinte, o valor mínimo e máximo do salário de contribuição deverá ser respeitado. Esse valor é atualizado anualmente.
Muitas pessoas não têm idéia do quão importante é ficar em dia com o INSS, ou seja, pagar o salário contribuição todo o mês sendo você um comerciante, feirante ou qualquer outro tipo de profissional, você deve pagar o salário de contribuinte da Previdência Social, do contrário poderá ficar sem benefícios importantes quando a idade chegar.
E o MeuAdvogado te informa: como pagar o INSS como autônomo.
1) Faça inscrição no Programa de Integração Social (PIS)
2) Escolha o tipo de contribuição e quanto você vai ganhar
3) Preencha a Guia de Previdência Social (GPS)
4) Pague a Guia de Previdência Social (GPS)